quinta-feira, 17 de março de 2011

Do grito ao satétite- Antônio Costella

    O jornal, é um dos principais personagens dos meios de comunicação. Começou a surgir por volta do ano de 1600, com o desejo do homem em expor suas ideias e conhecimentos no papel, os tipógrafos recolhiam as informações e depois o fabricavam sendo eles manuscritos, e cada vez mais  multiplicados. Somente com a Revolução Industrial no século XVIII, é que o jornal ganhou formatos semelhantes ao que se tem hoje. Na história do jornal impresso, estão as gazetas, as notícias eram vinculadas ao interesse mercantil (chegada de navios, relato de guerras). Além de jornais impressos, existe o jornalismo na TV, no rádio, no computador, etc, com seus diferentes tipos de linguagens.
    A palavra jornal, significa de acordo com o livro "toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria". Cabe ao internauta dar audiência ou não a estas páginas, se informando sobre diversos assuntos de que mais gosta pois a primeira atividade do jornalista é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem.
    O "Jornal do poste"de São João del-Rei, famoso pelo seu diferente caráter jornalistico na época apresentava um conteúdo variado e atual, podendo ser comparado com sites de times de futebol, que tem uma ótima visibilidade e noticias rápidas. Já o "Mural Romano" serve como exemplo para os murais nos corredores da UCS com cartazes e papéis com diversas informações importantes para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário