terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa de rádio

 Link para ouvir:

Grupo 4:

Marcus Vinícius, Aline Fortuna, Juliana Baú, Vagner, Marina, Maico Tavares.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O legado de Marechal Rondon

    O telégrafo foi muito importante na comunicação, pois tinha como objetivo transmitir mensagens de um ponto a outro em grandes distâncias, se tornando então o principal sistema de comunicação do séculos XIX e começo do XX. Marechal Rondon foi o grande responsável pela integração de linhas telegráficas do centro-oeste e norte ao sudoeste do Brasil, explorando terras indígenas e desbravando sertões, até 1917 a comissão Rondon construiu 2,270 km de linhas telegráficas e instalou 28 estações que deram origem a vários povoados além de ter ter feito um reajuste na geografia do Brasil . Além das contruções de linhas telegráficas, Rondon foi muito reconhecido também pela sua luta da integração dos indios à procura de paz e pacificação.    
   O século XIX seria então, marcado por experiências na área elétrica, voltada para a comunicação. O telégrafo hoje esquecido , foi de grande importância para um país continental como o Brasil, porque durante séculos os correios foram o único sistema de comunicação existente. Rondon se empenhou muito para conseguir um futuro melhor para nosso país, foram tempos de conquista, glórias e de esperanças na busca pela paz. Foi assim que ele conseguiu com muita dedicação, construir as linhas e desenvolver o país. Seu nome hoje está perpetuado na nossa história.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cabeças iluminadas

    Thomas Edison mudou o mundo em que vivemos, fez grande contribuição para o desenvolvimento tecnológico/científico e foi um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. A influência de Thomas Edison sobre a tecnologia da era contemporânea foi tão profunda que é muito difícil limitar os exageros e os mitos das suas numerosas biografias. "Vida social, tinha nenhuma. Trabalhava pelo prazer de remover os problemas no caminho de seus inventos, sempre pelo método do ensaio e erro." Já aos 11 anos, Edison começou a trabalhar como bagageiro na linha-férrea, ao mesmo tempo que vendia por conta própria jornais e revistas aos passageiros. 
    A lâmpada, foi resultado de inúmeras tentativas frustradas, ao que ele respondia: “Nunca falhei, apenas descobri dez mil maneiras que não funcionam”. Edison se tornou notável não apenas porque foi mais um americano excêntrico que se dedicou a inventar coisas que muitos achavam que não teriam utilidade, e sim porque foi uma pessoa persistente e que sabia onde poderia e queria chegar.
   Na comunicação, Thomas inovou (e virou uma celebridade nacional) com a criação do fonógrafo, um instrumento para registo da voz, mas que mais tarde serviu para abrir possibilidades da música pelo mundo.
   O maior ponto positivo do texto " Thomas Edison, o gênio da lâmpada " na minha opnião, foi o ensinamento de que é preciso persistir, especialmente naqueles momentos em que nada parece dar certo e o mundo dá a impressão de estar contra nós. Com uma ideia aparentemente sem importância, ele torna-se provavelmente o homem mais admirado do mundo.
    Existem alguns pontos negativos, mas obviamente ofuscados pelas grandes invenções de "Thomazinho". A lâmpada por exemplo, lhe rendeu alguns problemas na sua criação, ele perdeu tempo e dinheiro teimando e chegou ao limite de eletrocutar animais a fim de tentar provar suas teorias sobre a corrente elétrica. Fazendo uma breve pesquisa sobre a lâmpada, apesar de suas inúmeras qualidades, está perdendo espaço para novas propostas, pois nas incandescentes, só algo entre 5% e 10% da energia consumida é transformado em luz, o resto é desperdiçado na forma de calor.
    Thomas Edison morreu em 1931 com 84 anos deixando um legado de trabalho e genialidade.


    
   
    

quinta-feira, 31 de março de 2011

Correio

    Chega de papel! Hoje em dia o correio, muito utilizado em toda a história, tomou outras dimensões. Durante séculos o correio postal foi uma maneira de se comunicar, e é dos Egípcios e Gregos que se tem os primeiros registros deste sistema. Muitos povos trocavam mensagens utilizando pombos-correios, esses pássaros eram pintados com cores de determinado significado, de acordo com um código estabelecido, e depois soltos. Ou tinham mensagens amarradas aos seus pés e seguiam uma rota ensinada.
    Desde os primórdios, em que mensageiros corriam a pé, dezenas de quilômetros para servir somente a realeza, até hoje, com a evolução das formas de envio de mensagens, é o meio mais barato e de fácil acesso para maioria da população. Nos tempos modernos, sempre em busca de vantagens e agilidade, a tecnologia ganha espaço também nos correios, aonde o correio eletrônico é a forma mais fácil e rápida de se comunicar, chamada de informatização da comunicação. Dispensando selos, carimbos e papel, o correio eletrônico constitui-se um intrumento poderoso para essa flexibilidade.
     Esta caixa postal eletrônica tem o mesmo conceito da caixa postal tradicional: sabendo o endereço qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem para você. Estimativas mostram que enquanto os serviços de correio tradicional distribuem menos de 300 milhões de cartas por dia, mais de 2 bilhões de e-mails ou correios eletrônicos são enviados no mesmo dia. Parece que o papel cumpriu sua missão para com a humanidade, mesmo ele não deixando de ser usado, cada vez busca-se mais vantagens e tecnologias para esse fluxo tão grande de informação.
                   

quinta-feira, 24 de março de 2011

Evolução do papel

   O papel é considerado o principal meio para a difusão da escrita e, antes de seu descobrimento, o homem utilizou-se de vários materiais para seus registros. O papiro primeiramente foi utilizado na Antiguidade pelo Egípcios, que o fabricavam apartir de uma planta aquática chamada papiro aonde era cortada em finas tiras e posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada.
   Após o papiro, começa a ser criado o pergaminho, sendo ele mais resistente e feito apartir de pele de animais como carneiro, cabra e cordeiro. Teve grande importância não só para a escrita mas também na aprimoração do couro, entretanto sua produção tinha um custo muito alto e exigia a pele de dezenas de animais. Na atualidade o pergaminho é utilizado para a confecção de diplomas universitários, títulos e letras do Tesouro Nacional e em algumas regiões do Brasil é fonte de renda para muita gente.
    A origem do papel cabe aos chineses, especificadamente a Tsai-Loun que utilizou fibras de cânhamo, casca de árvore e tecido. O uso do papel vulgarizou-se, era conhecido entre o povo como "papel TSai Lun" e nos séculos seguintes, os processos tecnológicos e equipamentos para a produção de papel desenvolveram-se mais ainda, se difundindo ligeiramente. De acordo com COSTELLA, a primeira fábrica foi no Usbequistão aonde tinham abundância de matéria prima. Hoje em dia a produção do papel é exorbitante, e trás impactos negativos, pois com 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira sendo que nem todas as empresas costumam reflorestar as áreas...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Do grito ao satétite- Antônio Costella

    O jornal, é um dos principais personagens dos meios de comunicação. Começou a surgir por volta do ano de 1600, com o desejo do homem em expor suas ideias e conhecimentos no papel, os tipógrafos recolhiam as informações e depois o fabricavam sendo eles manuscritos, e cada vez mais  multiplicados. Somente com a Revolução Industrial no século XVIII, é que o jornal ganhou formatos semelhantes ao que se tem hoje. Na história do jornal impresso, estão as gazetas, as notícias eram vinculadas ao interesse mercantil (chegada de navios, relato de guerras). Além de jornais impressos, existe o jornalismo na TV, no rádio, no computador, etc, com seus diferentes tipos de linguagens.
    A palavra jornal, significa de acordo com o livro "toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria". Cabe ao internauta dar audiência ou não a estas páginas, se informando sobre diversos assuntos de que mais gosta pois a primeira atividade do jornalista é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem.
    O "Jornal do poste"de São João del-Rei, famoso pelo seu diferente caráter jornalistico na época apresentava um conteúdo variado e atual, podendo ser comparado com sites de times de futebol, que tem uma ótima visibilidade e noticias rápidas. Já o "Mural Romano" serve como exemplo para os murais nos corredores da UCS com cartazes e papéis com diversas informações importantes para os alunos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Uma odisséia no espaço-nova era da comunicação

   Desde o início, o homem tenta se comunicar com seus semelhantes  de várias maneiras ao longo dos séculos. O Homo erectus não tinha o centro da fala muito desenvolvido e se comunicava através de grunidos, rosnados e gestos, como mostra no vídeo Uma Odisséia no espaço. Os sinais das primeiras tecnologias também podem ser vistos no trecho do filme. O macaco usando o osso com uma intensão maldosa de destruir e matar, como fazemos com as armas hoje em dia ou outros artefatos.
   No princípio da comunicação eram utilizados somente sons, logo após deu-se o uso das pinturas nas cavernas, também conhecidas como pinturas rupestres, porém com o tempo foi inventada a escrita e o papiro foi um meio de difusão junto com a pedra. O papel então passou-se a ser utilizado como meio de comunicação: jornais, livros, revistas e cartas. Bem como a evolução do telégrafo, o código morse teve muitas utilidades e é usado até hoje. Em 1876 apareceu o primeiro telefone que é um dos principais meio de comunicação,  junto com a televisão que surgiu mais tarde transmitindo som e imagem. A telegrafia sem fio, chamada de rádio, foi uma inovação da comunicação em massa. Junto com a ideia de transmitir mensagem a longa distância foi criado o fax. Contudo, o maior e mais inovador destaque da comunicação fica por meio do computador, com seus vários modos e métodos de difundir informações, notícias, etc; nunca vistos anteriormente.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sociedade da informação

Faala galera. Primeiro post no blog criado para a disciplina "tecnologia em comunicação social". Não me estranhem se eu não souber escrever tão bem quanto os futuros jornalistas hehehe. Mas é isso ai, como solicitou o professor Misael Montaña, aqui serão postados os trabalhos, videos, imagens, etc. sobre a matéria.